segunda-feira, 1 de março de 2010

Apresentação

24 a 26 de maio de 2010, no Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco

O II Encontro de Grupos de Pesquisa Marxistas, promovido pelo Grupo de Estudos Marxistas (GEMA) da Universidade Federal de Pernambuco, tem como objetivo apresentar os trabalhos desenvolvidos pelos participantes, sob o ponto de vista crítico, tendo como eixo a perspectiva materialista histórico dialética e como corte a questão do sujeito revolucionário nos dias de hoje.

Em nosso segundo encontro buscaremos a partir do materialismo dialético histórico, um componente fundamental para a compreensão da realidade, compreender a atualidade dos sujeitos transformadores da história. A crise do capital, nada mais é que uma das expressões da necessidade de posicionarmo-nos diante da falência societal capitalista enquanto propulsora de um processo verdadeiramente desumanizante. Esse processo deve ser entendido na relação entre objetividade e subjetividade. E nesta construção apontamos a questão da construção do sujeito revolucionário como uma base importante da crítica ao sistema vigente, e mais, ao propósito de construir uma nova relação social em que o Ter seja subsumido pelo Ser humano em sua luta pela própria humanização.

Um movimento de aprofundamento teórico sobre a realidade é intrínseco a este tipo de atividade. A contribuição desse encontro é exercer a possibilidade de resgatar do acumulado o enriquecimento com as experiências atuais. Para tanto, a formação dos participantes, em seus variados níveis de compreensão e intervenção na sociedade, compõe esse mosaico necessário para dar um salto de qualidade no estudo e enfrentamento da realidade adversa à construção de um mundo efetivamente humanizado.

Para realizar um evento com essas características são necessários dois alicerces fundamentais: o primeiro, estar posicionado no âmbito acadêmico, com um critério que vá além do rigor quantitativista que tanto se difunde na área científica. Ir além de ser uma quantidade, um processo de certificação, uma expressão que premie os que já estão premiados e corrobore esse círculo vicioso. Apontamos isso, pois estamos localizados em uma região periférica do mundo e do Brasil. As dificuldades objetivas de realização de ciência, de assumir todos os riscos de realização de estudos, buscando um maior possível aprofundamento no que nos propomos, já é um grande desafio, muito mais, tratando-se da realização deste no Nordeste.

Acreditamos que o conhecimento deve se pautar na busca por um maior aprofundamento da realidade, assumindo assim uma perspectiva qualitativa e não somente quantitativa. O outro ponto básico é entender que a perspectiva materialista dialética pressupõe também uma intervenção na realidade. Para tal, os interlocutores fundamentais se apresentam como sujeitos sociais, em especial, os movimentos sociais.

Apresentação de trabalhos

Os trabalhos a serem apresentados estarão organizados em três eixos:

a) O sujeito revolucionário e seus desafios.
b) O que aprender com as “Teses sobre Feuerbach” de Marx?
c) Marxismo na atualidade.

Para participar com a apresentação de trabalhos, o interessado deverá enviar um resumo expandido, de três a cinco páginas (laudas), com margem de 2,5 cm (esquerda, direita, superior e inferior), espaçamento 1,5, fonte Times New Roman tamanho 12, direcionando a um dos grupos de trabalho para o email epmarx2@yahoo.com.br até o dia 10 de maio de 2010.
Os trabalhos deverão vir identificados com nome completo do autor (ou dos autores), relação com a instituição, instituição, e eixo de trabalho escolhido. Poderão ser enviados mais de um trabalho individual ou em grupo, mas apenas um será apresentado no evento. Os trabalhos têm por objetivo servir como instrumento de debate nos grupos de trabalho.
Os trabalhos serão apreciados pelo Comitê Científico do evento.