segunda-feira, 12 de julho de 2010

No caminho do III EPMARX

Durante o II EPMARX, realizado nos dias 24, 25 e 26 de maio de 2010, a coordenação do evento se reuniu com pesquisadores e representantes de movimentos sociais para tentar traçar um caminho futuro de diálogo e interação entre os diversos grupos presentes. Organizados em torno de um tema geral, o marxismo, os participantes do encontro discutiram nos dias 25 e 26 estratégias de articulação e fortalecimento do debate marxista a partir de futuras ações conjuntas entre os diversos atores se fizeram presentes.

Tocando em temas como o do diálogo permanente, a organização de grupos por afinidade de temas, o incentivo à participação de estudantes, a utilização de filmes para debate, entre outros, a discussão se centrou na proposta de coordenação conjunta do III EPMARX. A próxima edição do evento deve ocorrer em Recife, em maio de 2011, com uma coordenação composta pelos diversos integrantes dessa articulação composta basicamente por grupos de pesquisa e movimentos sociais de diversas localidades do Brasil. A experiência conjunta servirá como plataforma para que o EPMARX seja um evento "itinerante", a ser realizado nas diversas localidades em que houver um debate marxista organizado.

Propôs-se também que já se amadurecesse a discussão do tema do próximo EPMARX, de forma que se encontrasse um eixo geral que trespassasse diversas áreas de concentração, de acordo com o que vem sendo desenvolvido na pesquisa e na prática dos integrantes dessa articulação. Conseguiu-se uma síntese dos diversos temas propostos nos três tópicos seguintes:

1- "Marxismo na América Latina e no mundo: experiência e perspectiva"

2- "Marxismo para o século XXI: socialismo hoje"

3- "Marxismo na América Latina e no mundo: experiência e perspectiva, o trabalho e a teoria marxista, crítica ao neo-idealismo e neoreformismo"

Lançada a pedra fundamental, agora é dar prosseguimento à construção do edifício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário